RÁDIO BPA

TV BPA

Quais habilidades o mercado mais exige nas entrevistas e no dia a dia?

Quais habilidades o mercado mais exige nas entrevistas e no dia a dia?

 O início da vida profissional exige mais do que currículo: exige postura, preparo e maturidade emocional
Foto: Getty Images
Quando o assunto é entrar no mercado de trabalho, muitos jovens se assustam ao pensar em possíveis entrevistas de emprego, e até mesmo no dia a dia profissional. A dúvida sobre o que realmente importa, se é técnica, currículo ou comportamento, costuma gerar insegurança em quem está começando a carreira.
Para a gerente de Gente e Gestão da empresa Network Secure, Tamara Almeida, o comportamento do profissional é o que o mercado mais valoriza atualmente. “O mercado procura gente que aprende rápido, comunica bem, tem disciplina, sabe trabalhar em equipe e entrega com responsabilidade”, explica.
Além disso, a gerente também destaca que, com o avanço da tecnologia, cresce o valor do que é humano, como criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e autogestão. “Empresas querem pessoas que resolvem problemas, não só executam tarefas”, comenta.
Segundo o Relatório de Futuro do Trabalho 2025, do Fórum Econômico Mundial, as competências que mais serão valorizadas em 2026 são as chamadas soft skills, como inteligência emocional, adaptabilidade e resiliência.
Comunicação eficaz é o primeiro passo
Existe uma habilidade inadmissível, seja em entrevistas de emprego ou no cotidiano, que é a comunicação. Saber se expressar bem, tanto na escrita quanto na fala, é decisivo em entrevistas, feedbacks, reuniões e na construção de uma imagem profissional sólida. “Quem sabe comunicar cresce mais rápido”, destaca Tamara.
Essa aptidão deve ser construída antes mesmo de ingressar no mercado, assim como muitas outras, pois a imagem profissional começa antes do primeiro emprego. Preparar-se para o mercado é muito mais do que apenas construir um currículo.
A gerente de Gente e Gestão afirma que fatores como: pontualidade, responsabilidade e disposição para se capacitar e aprender são diferenciais e o quanto antes forem adquiridos, melhor.
Tamara Almeida de Medeiros, Gerente de Gente e Gestão na empresa Network Secure
Foto: Arquivo Pessoal
Erros comuns dos jovens
Mesmo tendo técnica, muitos jovens candidatos acabam cometendo erros simples que podem custar a vaga. “Ir sem estudar a empresa, demonstrar pouca adaptabilidade às mudanças e ter dificuldade em lidar com cobrança e feedback”, foram alguns dos erros que a profissional pontuou.
Deslizes como esses podem passar a imagem de falta de maturidade profissional e na vida comum, algo que pesa tanto para quem está começando quanto mais futuramente.
Está preparado para tomar o próximo passo rumo à trajetória profissional?
Estude na Unifor, a única universidade particular do Ceará segundo diversos rankings acadêmicos nacionais e internacionais. Acesse www.unifor.br para conhecer os cursos de graduação disponíveis e as formas de ingresso para 2026.1. g1 Read More